⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estudos científicos mostram que o desfralde deve acontecer quando a maturação física e cognitiva da criança estiverem adequadas para tal, sendo por volta dos 2 anos e meio (sempre verificando se a criança tem alguma condição médica que impeça o desfralde).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Levando-se em consideração a ciência da Análise do Comportamento para o processo do desfralde, segue algumas dicas:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É necessário verificar se a criança entende e executa comandos simples;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A criança não deve ter medo do banheiro ou sentar no vaso sanitário;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A criança deve acompanhar seus familiares para visualizar e entender a rotina do uso do banheiro. Pistas visuais (confira o que são e como podem ajudar, em nosso feed) podem ajudar muito!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Iniciar o uso do vaso sanitário, ao invés de penico, para facilitar a generalização e compreensão de crianças que apresentam certa rigidez cognitiva. Pode-se utilizar redutores de vaso sanitário para facilitar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Inicialmente, levar a criança a cada 60 minutos ao banheiro e ficar atento a possíveis sinais de que a criança esteja com vontade de usar ao banheiro, fora desse horário.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando a criança fizer o xixi ou o cocô no vaso, ela deve ser reforçada imediatamente, tendo acesso a algo que ela goste muito, como por exemplo, um brinquedo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas atenção, esse reforçador não deve estar disponível em outros momentos ou ambientes, ele deve ser acessível apenas após o uso do vaso sanitário com sucesso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você tem alguma dúvida com relação ao desfralde, nossa equipe pode te ajudar!
Entre em contato
Comentários